INSPIRE-SE

Hoje resolvi falar de um assunto que é muito difícil para a maioria das pessoas aceitarem, e que eu mesma me recusava aceitar até pouco tempo, e ainda há muito em que melhorar. Perfeccionismo! A tendência exagerada de atingir a perfeição em tudo o que se faz.

Segundo o site jw.org:

O livro Perfectionism—What’sBadAboutBeing Too Good? (Perfeccionismo: O Que Há de Mal em Tentar Ser o Melhor?) diz: “Uma coisa é a pessoa querer fazer as coisas do melhor modo possível. Outra bem diferente é a obsessão doentia de alcançar um ideal inatingível. As pessoas que gostam das coisas bem-feitas em geral são organizadas e estabelecem padrões elevados para si mesmos, mas também reconhecem seus erros e sabem lidar com eles. Já os perfeccionistas têm pavor de cometer erros e exigem demais de si mesmos. (jw.org, 2018-05-07)

 

Sabiamente, um livro de sabedoria diz em Eclesiastes 7:16: “Não fiques justo demais, nem te mostres excessivamente sábio. Por que devias causar a ti mesmo a desolação?”  Ou seja, quem é perfeccionista pode causar aflição a si mesmo. O perfeccionismo até mesmo tem sido associado a distúrbios alimentares como anorexia nervosa e bulimia, e outras doenças como depressão, que prejudica a saúde e colocam em risco a vida. Ainda bem que Deus não exige nem espera perfeição de ninguém.  (Salmo 103:14)

Assim, é preciso reavaliar algumas de nossas expectativas. Por exemplo, estamos nos matando para tentar ser o melhor em algo? O fato é que poucos conseguem chegar ao topo. E, mesmo quando alguém chega lá, geralmente logo aparece outro que o supera.

Seja realista! Reavalie suas expectativas levando em conta suas habilidades e limitações. Procure fazer as coisas bem-feitas, mas não procure alcançar a perfeição. Estabeleça um alvo específico que seja atingível. Faça um esforço de não ficar se sacrificando por exigir demais de si mesmo. Saiba rir de seus próprios erros. Além disso, será que ser exigente o tornou uma pessoa simpática que atrai amigos?Será muito mais fácil fazer amizades se não esperar demais das pessoas.

Em libras não é diferente, não precisa ser perfeito seus sinais, mas treine bastante que você vai conseguir ser um bom profissional, um bom amigo para o surdo, e assim por diante.

Por último, a Bíblia diz em Tiago 3:2 “(...) todos nós tropeçamos muitas vezes.” Isso quer dizer que nossa inclinação é ser invejosos, irritados, gabar-nos, não perdoar e assim por diante. Então, precisamos reconhecer que vez por outra vamos errar em palavras e ações. Porque ninguém é perfeito!